Confraria de Nª Srª do Cabo
Sobre a Confraria de Nª Srª do Cabo
A Confraria do Círio dos Saloios de Nossa Senhora do Cabo Espichel foi instituída no século XV, em 1432, e os seus estatutos aprovados em 1672. Terá sido esta confraria a primeira a organizar o Círio como “giro”, ou seja, a concretizar uma itinerância efetuada entre as várias freguesias, com uma ordem previamente acordada, cabendo a cada uma delas a obrigação de organizar o culto e a deslocação anual ao santuário.
Assim, as peregrinações a este santuário começaram por envolver as freguesias da Caparica, tendo-se alargado progressivamente à zona de Lisboa. A paróquia de Rio de Mouro pertence ao giro atual.
Atualmente, a Confraria do Círio dos Saloios de Nossa Senhora do Cabo Espichel, também designada abreviadamente por "Confraria", é uma associação pública de fiéis com personalidade jurídica canónica, a que o Estado Português, segundo o Direito Concordatário, reconhece personalidade jurídica civil, rege-se pelos presentes Estatutos e pelas normas canónicas vigentes, tanto universais como particulares e, no que diga respeito, pelas normas civis. A Confraria possui o número de pessoa coletiva 591 000 830. (Artigo 1.º dos Estatutos)
A sede da Confraria está situada na nossa paróquia.