top of page
image_batismos.png

Sobre o Batismo

Onde marcar o Batismo?
 

Para marcar o Batismo de uma criança até aos sete anos devo dirigir-me ao Acolhimento Paroquial, de terça a sexta-feira entre as 17h00 e as 19h00, se possível mediante marcação prévia através do email: geral@paroquiaderiodemouro.pt

O processo deve ser aberto dois meses antes da data prevista para o batismo.

São os pais que pedem o Batismo para o seu filho(a). Na prática considera-se criança até ao início da catequese paroquial: 6 anos. Para além desta idade, é necessária, a preparação catecumenal, na catequese. Os pais devem prometer que darão à criança uma educação cristã, em família e através da catequese. Só mediante este compromisso, as crianças serão batizadas. No caso de pais separados, pode ser um deles a pedir, devendo, pelo menos, informar o outro progenitor.

Todos os pais sem exceção, poderão pedir o batismo para os seus filhos, contanto que prometam a sua educação cristã, em família e na catequese, e respeitem as normas eclesiais aquando da receção do Sacramento.

Quem pode ser padrinho?
 

Os padrinhos são escolhidos pelos pais para colaborarem consigo na educação cristã do afilhado(a). Porém a aceitação da pessoa e a comprovação de que cumpre as condições necessárias para assumir o ofício corresponde ao ministro, que o faz em nome da Igreja.

 

Os padrinhos, ou o padrinho (pois não são necessários dois), devem ter as seguintes qualidades ou condições de vida cristã:

  • Ter pelo menos 16 anos;

  • Ser cristão(a), em plena comunhão com a Igreja Católica na Doutrina e na moral cristã, individual e matrimonial;

  • Ter recebido os Sacramentos de iniciação cristã: Batismo; Confirmação ou Crisma e Eucaristia. Quando não houver padrinhos, nas condições referidas, poder-se-á administrar o batismo só com o compromisso dos pais. Podendo haver só um padrinho ou madrinha.

Quais os documentos necessários?
 

1 – Cópia do assento de nascimento da criança;

2 - Documento de identificação dos pais (cartão de cidadão, residência ou passaporte);

3 - Comprovativo de morada dos pais (ou encarregado de educação);

4 - Comprovativo de guarda da criança, se necessário;

5 - Comprovativo de que um dos pais não se opõe ao batismo, se necessário;

6 - Ficha de inscrição preenchida.

 

Se residentes fora da Paróquia de Rio de Mouro:

7 - Atestação do Patriarcado a autorizar a realização do batismo. Documento a solicitar na paróquia de residência.

Encontros de preparação para o Batismo
 

Os pais e padrinhos são convidados a participar em dois encontros de preparação para o Batismo que decorrem no edifício de Nossa Senhora da Paz ou em formato presencial ou on-line, quando necessário. As famílias serão contactadas pelo serviço de preparação para o Batismo por forma a agendar os encontros. 

"Renovo a todos o convite para manter viva a memória do próprio Batismo. Ali estão as raízes da nossa vida em Deus."

Papa Fransisco

bottom of page