
Caminho Neocatecumenal
Comunidade Neocatecumenal
O Caminho Neocatecumenal nasce da renovação suscitada pelo Concílio Ecuménico Vaticano II. É um itinerário de formação católica «ao serviço dos Bispos como modalidade de realização diocesana da iniciação cristã e da educação permanente da fé».
Iniciou-se em 1964, nas barracas de Palomeras Altas, em Madrid, quando Francisco José (Kiko) Gomez Arguello e Carmen Hernández foram viver com os pobres e lhes anunciaram o Evangelho de Jesus Cristo.
Concretizou-se na síntese catequética baseada no tripé «Palavra de Deus – Liturgia – Comunidade», com a finalidade de conduzir as pessoas à comunhão fraterna e a uma fé madura.
O seu lema: “Há que fazer comunidades cristãs como a sagrada família de Nazaré, que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo”.
Em 1990, o Papa João Paulo II reconheceu o Caminho Neocatecumenal como uma «formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje», reconhecimento reafirmado pelo Papa Bento XVI e pelo Papa Francisco. Existem 21 066 comunidades distribuídas por 135 países (1 366 dioceses e 6 293 paróquias).
Em 1998 formou-se a 1.ª comunidade em Rio de Mouro. Actualmente tem 28 membros ao serviço da Paróquia: leitores, coros, MEC’s ou catequistas, e demais tarefas que sejam necessárias. Reúne-se para a celebração da Palavra e da Eucaristia.